Caixa de questões - Fevereiro
 
1. A rapariga pode engravidar com o período?
 
A resposta é, teoricamente, não, mas... pode acontecer.
 
A menstruação é a primeira fase do ciclo menstrual (o ciclo menstrual vai desde o 1º dia da menstruação até ao dia anterior à próxima menstruação), sendo pouco provável que neste período ocorra uma ovulação.
 
No entanto, segundo alguns especialistas, há situações como o stresse, a alimentação desequilibrada, as poucas horas de sono e o uso de alguns medicamentos,  que podem alterar o ciclo menstrual desregulando-o. 
Nessas situações, a ovulação e, assim, o período fértil, podem surgir numa altura diferente da teoricamente esperada (para um ciclo menstrual de 28 dias, é comum a ovulação ocorrer por volta do 14º dia e o período fértil se situar entre o 11º e o 17º dia) e, se ocorrerem relações sexuais desprotegidas, pode ser possível a mulher engravidar.
O uso do preservativo é fundamental para evitar gravidezes indesejadas e/ou o contágio de Infeções sexualmente transmissíveis.
 
Se és adolescente, lembra-te da importância de adiares os relacionamentos sexuais já que estes só deverão ocorrer quando te conheceres bem a ti própria(o) e ao teu namorado(a) e quando estiveres bem informado(a) e capaz de assumir, com responsabilidade todos os atos e respetivas consequências!



2. A Sida pode-se apanhar sem ser pelo "sexo"?

São vários os comportamentos de risco face à transmissão do vírus VIH (causador da SIDA):
- a partilha de seringas contaminadas;
- as relações sexuais desprotegidas (sem preservativo);
- as tatuagens com agulhas não esterilizadas;
- a partilha de escovas de dentes;
- a partilha de objetos pessoais cortantes (lâminas, tesouras, etc).


3. Como é o orgasmo da mulher?
 
No ciclo da resposta sexual humana, existe um momento de "explosão" da excitação, o orgasmo, que ocorre quer no homem quer na mulher. Trata-se de uma sensação psicológica de prazer, acompanhada, a nível fisiológico, de contracções musculares rítmicas, alterações respiratórias, cardíacas e da pressão sanguínea. 
Na mulher, as contrações ocorrem na parte inferior da vagina, no útero, ânus e no soalho pélvico.
Durante o orgasmo, são produzidas substâncias químicas, as endorfinas, que são libertadas na corrente sanguínea e que provocam sensações de felicidade, rubor facial, aumento de temperatura corporal ou sonolência.


 4. O que é a anorexia? Quais as sensações?
A anorexia é uma doença do foro psicológico, caraterizada por um transtorno alimentar. Entre os sintomas estão a magreza excessiva e a ausência de menstruação.
Essencialmente, é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter o seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para a sua estatura, aliado a uma perceção distorcida do seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo", mesmo quando está muito magro e as outras pessoas o reconhecem como tal.
O paciente anorético nega que está magro e insiste em estratégias para emagrecer como submeter-se a exercício físico intenso, induzir o vómito, jejuar, tomar diuréticos e utilizar laxantes.
Trata-se de uma doença que deve ser levada muito a sério já que 10% dos casos que requerem internação chegam a falecer por debilidade extrema por falta de alimentação.
Se conheces alguém que manifeste este tipo de sintomas, procura alguém na tua família, um amigo, com quem te sintas mais à vontade e fala-lhe sobre as tuas preocupações. Na nossa Escola podes recorrer a vários serviços que te podem ajudar, o GPS, que funciona à 2ª e 3ª feiras e que agora dispõe de uma nutricionista (marca o teu atendimento junto da profª Raquel Fernandes, da Enfermeira Neuza ou deixa um bilhete com a tua disponibilidade e identificação na caixa de questões) ou o GAAF ( o Dr. Vítor Azevedo está todos os dias na Escola).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.